Comunicação social e pessoal

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                A vontade de se comunicar faz parte de nós, desde o nascimento já buscamos meios de transmitir nossas mensagens. Entretanto, ao longo da vida os comunicados, os canais e os objetivos da comunicação se transformam. Podemos nos comunicar de forma pessoal transmitindo mensagens de nosso interesse, como também podemos usar a comunicação de forma empresarial transmitindo conteúdos organizacionais. Para as pessoais utilizamos tradicionalmente canais diretos com nossos receptores como: cartões postais, telefone, e-mails. Já as organizacionais são normalmente disseminadas por meio de mídias de grande impacto como: televisão, rádio, internet e jornais.
         Contudo, devemos ressaltar as mudanças que a comunicação está sofrendo e a conseqüente transformação dos canais. O quê seria tradicionalmente divulgado em grandes mídias passa a ser mais valorizado quando é/ou parece pessoal. Podemos citar como exemplo disso o uso de uma rede social exclusiva e segmentada para militantes jovens do PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), utilizada nas campanhas ao governo do estado de São Paulo, e que está mudando a forma de transmitir a mensagem política, tradicionalmente de massa, para um canal mais pessoal e focado no relacionamento. Essa rede construída especialmente para as campanhas do estado tem conseguido aumentar a participação dos jovens nas ações do partido.
              Enfim, essas mudanças na comunicação se deram por vários motivos, dentre eles a necessidade de segmentar o público para atingir quem realmente é o público consumidor, o alto custo das mídias de grande impacto e a necessidade dos sujeitos de se tornarem protagonistas. E tornaram cada vez mais próximas a comunicação social e a pessoal, lançando assim um desafio para a comunicação empresarial que tem que lidar como uma nova forma de comunicação que precisa ser cada vez mais próxima do cliente.





Danillo Berger Canuto Bertoni

Administração Unitri

Jornalista responsável - Vitor Segio de Almeida, 15.593/MG. Revisora textual - Lorena Buiatti, graduanda em Publicidade pela Unitri. Desenvolvimento e manutenção - Carlos Augusto Romão dos Santos e Guilherme de Oliveira Lima, graduandos em Administração pela Unitri.

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