A importância ou os recursos do endomaketing
A busca pelo aperfeiçoamento dos mecanismos de comunicação internos permite as empresas maior interação com os funcionários. Assim, tendo os colaboradores como personagens centrais no quesito comunicação interna, com isso reforçam-se sentimentos positivos, melhoram-se os resultados e a participação de todos os envolvidos na instituição.
O endomarketing, ou marketing interno, traduz resultados e determina as estratégias e o posicionamento dessa comunicação para o público interno. Assim, vendendo a empresa para essas pessoas e, ainda, quantificando-os. Com isso, garantindo investimentos seguros e direcionados para esse tipo de comunicação. A partir da aplicação do endomarketing é possível melhorar o atendimento ao público, já que os envolvidos passam a conhecer melhor o produto e ou serviço comercializado, os recursos disponíveis na empresa e principalmente os valores e objetivos da empresa.
Os relacionamentos interpessoais dentro da corporação também são melhores desenvolvidos com os recursos do endomarketing, tanto por colocar os colaboradores como protagonistas ou por melhorar a comunicação entre eles. Além disso, esse tipo de marketing também é poderoso no gerenciamento e prevenção de crises internas e externas.
Os canais de comunicação internos que podem ser construídos pelo endomarketing funcionam também como canal de incentivos. Sendo assim, portador de campanhas de incentivo de vendas e outros. Enfim, a exposição dos valores, hobbies e talentos dos colaboradores também é freqüuentemente explorada no endomarketing, o que pode funcionar para criar laços, assim colaborando com a preservação dos talentos humanos no quadro de recursos das empresas.
Danillo Berger Canuto Bertoni
0 comentários: