Inteligência Emocional
Inteligência emocional (IE) é a capacidade de reconhecer e
gerenciar as emoções nos múltiplos aspectos da experiência
humana. Com ela aprendemos a administrar nossos sentimentos, a lidar
com os sentimentos de outras pessoas e nos colocamos no lugar delas,
exercitando nossa empatia. Porém, ela também depende da capacidade
intelectual, da flexibilidade mental, da determinação e,
essencialmente, do bom equilíbrio emocional.
Por meio da IE, o profissional pode-se valer de técnicas para que
ele possa reconhecer as próprias emoções, desenvolvendo
habilidades intrapessoais, como:
1. Autoconhecimento Emocional: conhecimento que o ser humano tem de
si próprio
2. Controle Emocional: capacidade de gerir os sentimentos.
3. Automotivação: ter vontade de realizar, otimismo, pôr as
emoções a serviço de uma meta.
4. Habilidades em Relacionamentos Interpessoais: aptidão social, é
a arte dos relacionamentos, saber se relacionar.
A inteligência emocional pode ser alcançada por meio de treino e
esforço. Ela pode ajudar a mudar sua vida de forma tanto
profissional quanto pessoal. Para saber utilizar a IE e conseguir
benefícios em favor próprio, basta usar e interpretar expressão
“conhece-te a ti mesmo” em seu dia-a-dia, tornando-se assim, um
conhecedor pleno de si mesmo.
Luciano Arteman
Marco Paulo Coelho Fernandes
Marcos Paulo Freitas
x
Consturir textos e conceituações é buscar, cada vez mais, o conhecimento proposto.
ResponderExcluir