Inteligência Emocional

21:30 1 Comments



                                       

Inteligência emocional (IE) é a capacidade de reconhecer e gerenciar as emoções nos múltiplos aspectos da experiência humana. Com ela aprendemos a administrar nossos sentimentos, a lidar com os sentimentos de outras pessoas e nos colocamos no lugar delas, exercitando nossa empatia. Porém, ela também depende da capacidade intelectual, da flexibilidade mental, da determinação e, essencialmente, do bom equilíbrio emocional.
Por meio da IE, o profissional pode-se valer de técnicas para que ele possa reconhecer as próprias emoções, desenvolvendo habilidades intrapessoais, como:
1. Autoconhecimento Emocional: conhecimento que o ser humano tem de si próprio
2. Controle Emocional: capacidade de gerir os sentimentos.
3. Automotivação: ter vontade de realizar, otimismo, pôr as emoções a serviço de uma meta.
4. Habilidades em Relacionamentos Interpessoais: aptidão social, é a arte dos relacionamentos, saber se relacionar.
 A inteligência emocional pode ser alcançada por meio de treino e esforço. Ela pode ajudar a mudar sua vida de forma tanto profissional quanto pessoal. Para saber utilizar a IE e conseguir benefícios em favor próprio, basta usar e interpretar expressão “conhece-te a ti mesmo” em seu dia-a-dia, tornando-se assim, um conhecedor pleno de si mesmo.


Luciano Arteman
Marco Paulo Coelho Fernandes
Marcos Paulo Freitas
x

Administração Unitri

Jornalista responsável - Vitor Segio de Almeida, 15.593/MG. Revisora textual - Lorena Buiatti, graduanda em Publicidade pela Unitri. Desenvolvimento e manutenção - Carlos Augusto Romão dos Santos e Guilherme de Oliveira Lima, graduandos em Administração pela Unitri.

Um comentário:

  1. Consturir textos e conceituações é buscar, cada vez mais, o conhecimento proposto.

    ResponderExcluir