Ameaças e oportunidades em relação à Copa do Mundo

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                   As oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente. Na medida em que se aproxima o início da Copa do Mundo do Brasil, uma das maiores preocupações em relação à preparação do país para o evento - a construção dos estádios que receberão os jogos - vai deixando de ser o principal fator de risco para o sucesso do Mundial.
                A poucos dias do evento, o que mais preocupa as autoridades brasileiras e da FIFA são questões ligadas à mobilidade urbana, acesso aos locais do evento, pleno funcionamento dos serviços de transporte nos municípios e toda a operação envolvida na realização de um jogo de Copa do Mundo. As cidades-sede estão convivendo com paralisações, ameaças de greve em serviços essenciais e problemas operacionais às vésperas do Mundial.     Apesar dos grandes investimentos em marketing e divulgação voltados para o Brasil e o futebol, estes podem não converter resultados expressivos para as empresas. Parte do empresariado e gerentes veem com pessimismo as paralisações em decorrência dos jogos, que acarretam na perda de períodos de venda, e as atenções voltadas para a Copa que tiram o foco das vendas no período.
                 Muitos estão cautelosos quanto a suas expectativas em função do contexto social e econômico em que a Copa se configura, além dos atrasos e frustração em relação à infraestrutura prometidas.O ano de 2014 traz desafios, mas enquanto por um lado a Copa é alvo de críticas e protestos, por outro há quem de alguma forma aproveitará a realização do evento no Brasil para fortalecer sua marca e estratégias.Teremos um fluxo maior de consumidores no país, com turismo interno e externo aquecido. Inclusive muitos brasileiros que costumam viajar para o exterior, optarão por passar as férias no país favorecendo o consumo no mercado interno.
                  Além disso, os jogos proporcionam uma atmosfera positiva de celebração e confraternização, que pode ser associada às marcas e transmitida ao público. É também interessante para as equipes que podem ser trabalhadas em aspectos motivacionais. No momento em que um evento deste porte é confirmado para o país, cabe a cada empresa definir a sua postura em relação a ele, e transmiti-la para sua equipe. Mesmo em um panorama incerto, a Copa é garantia de visibilidade e a oportunidade de aproximar pessoas.

Referência:
Mattos, Rodrigo e Segalla, Vinicius. www.uol.com.br acesso em 10/06/2014.
Trapp, Caroline. A copa do mundo para o varejo ameaça ou oportunidade,
www.ideiamarketing.com.br, acesso em 08/04/2014.



João Antônio Salles Rosa Rocha
Laressa Costa Moraes
Vinícius de Lanna Pereira Gomes

Administração Unitri

Jornalista responsável - Vitor Segio de Almeida, 15.593/MG. Revisora textual - Lorena Buiatti, graduanda em Publicidade pela Unitri. Desenvolvimento e manutenção - Carlos Augusto Romão dos Santos e Guilherme de Oliveira Lima, graduandos em Administração pela Unitri.

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