O conceito de eficaz e eficiente

14:08 1 Comments



             Em um mundo globalizado e de competição acirrada, tornar-se mais produtivo é um tema frequente nas organizações. Com isso, para obter sucesso, e ser ao mesmo tempo eficaz e eficiente, é necessário o máximo de aproveitamento dos recursos materiais e intelectuais. Um pensador, conhecido como “pai da administração moderna”, Peter Drucker (1909 - 2005), investigou minuciosamente ambos os conceitos.
                Segundo ele, "eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas". Ou seja, eficácia é quando atinge o objetivo traçado, ou seja, realizar aquilo que foi proposto; enquanto eficiência é quando se ultrapassa as metas e os objetivos traçados, enfim, realizar o que foi proposto com excelência.
               Pode-se exemplificar isso por meio da meta estabelecida para um analista de vendas, isso é, ele deveria vender 50 cotas de consórcio em um mês. Após essa data, o vendedor vendeu exatamente a quantidade estabelecida, ele foi eficaz. Por outro lado, se o mesmo analista vendesse uma quantidade maior que a estabelecida, neste caso, ele seria eficiente porque ultrapassou a quantidade determinada.
             Em poucas palavras podemos dizer que eficácia é realizar uma tarefa da forma certa e eficiência é cumprir, de forma bem feita, a função que lhe foi dada.


Joao Antônio Salles Rosa Rocha
Laressa Costa Moraes
Vinícius de Lanna Pereira Gomes

Administração Unitri

Jornalista responsável - Vitor Segio de Almeida, 15.593/MG. Revisora textual - Lorena Buiatti, graduanda em Publicidade pela Unitri. Desenvolvimento e manutenção - Carlos Augusto Romão dos Santos e Guilherme de Oliveira Lima, graduandos em Administração pela Unitri.

Um comentário:

  1. Olá, autores, bom texto... Fácil explicação e entendimento desses dois conceitos.

    ResponderExcluir