Liderança e Poder

18:18 1 Comments


Liderança e poder devem ser exercidos de maneira correta na administração. E, embora sejam conceitos semelhantes, o administrador deve saber distingui-los e conhecer suas diferenças.
Quem é líder possui uma naturalidade proveniente da sua própria personalidade, trata-se de uma característica inerente à pessoa. Ela deve ser dotada de características não somente técnicas, mas também comportamentais como, por exemplo, ter carisma, humildade, sinceridade, comprometimento. Aquele que lidera deve buscar o bem de todos.
O poder, por outro lado, pode ser adquirido. Ele não provém da natureza pessoal e este tipo de autoridade nem sempre visa alcançar objetivos grupais, ou seja, quem tem comanda geralmente busca alcançar aquilo que lhe interessa e usa sua capacidade de influenciar pessoas para isso.
Nas empresas de hoje há uma grande dificuldade em manter uma equipe por não prezar a identificação de líderes dentro de seu quadro de funcionários, onde a corrida por resultados é cada vez mais acirrada. Assim, torna-se necessária a contratação de profissionais e delegação de poder a pessoas com instrução técnica, porém, sem conhecimento de liderança. São contratadas pessoas cada vez mais novas que levam às empresas apenas a bagagem teórica, sofrendo assim pressão por resultados que, muitas vezes, seriam mais facilmente alcançados através de ações de liderança.
Em resumo, pode-se dizer que nem todo o poderoso é líder, mas todo líder tem o poder.


Daiane Silva Fernandes
Lorraine Cristina Soares Silva
Thiago de Brito Lucas

Administração Unitri

Jornalista responsável - Vitor Segio de Almeida, 15.593/MG. Revisora textual - Lorena Buiatti, graduanda em Publicidade pela Unitri. Desenvolvimento e manutenção - Carlos Augusto Romão dos Santos e Guilherme de Oliveira Lima, graduandos em Administração pela Unitri.

Um comentário:

  1. Concordo com a associação dos conceitos de "liderança" e "poder". Um tende a induzir ao outro.

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