Comunicação externa

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           A comunicação externa não é um luxo, e sim algo essencial em qualquer corporação. Assim, o jargão "quem não é visto, não é lembrado" propõe uma ação, que deve ser desencadeada pela interação interna e externa. 
            Sem dúvida, a comunicação externa, como o próprio diz, trata-se de “comunicar” e “dialogar” sobre as atividades de uma empresa de maneira transparente. Essa relação ocorre com o público externo – clientes, investidores, fornecedores – com o intuito primaz de criar uma imagem empresarial positiva, além disso, também visa-se divulgar o que faz e para quem faz de maneira estratégica. 
             As ferramentas de comunicação escolhidas para comunicar com o público (alvo) externo dependem do porte da organização. As principais maneiras são propaganda, marketing, relações públicas e assessoria de imprensa. 
       Assim, a comunicação externa facilita – de modo eficaz e envolvente – que as informações prudentemente cheguem ao seu público, além disso, criam-se a imagem e a identidade da marca com base na cultura da empresa, logo, ela é lembrada a ponto de criar relacionamentos. Inseridas no guarda chuva da comunicação externa também se apontam os eventos, as feiras promocionais, os anúncios televisivos, de jornal, de jingles em rádios, as campanhas de publicidade, enfim todos os meios em que se propaga a informação. 
            Em suma, a arte de comunicar precisa estar agregada as diferentes formas e processos, com isso, gera-se oportunidades de vislumbrar diferentes cenários e novas condições de relacionamento empresa-colaborador-clientes. Nesse sentido, não existe uma fórmula perfeita de expansão e enraizamento da marca, mas um entendimento de que é preciso focar toda estratégia de comunicação em um alinhamento ético e transparente com as diversas áreas e conceitos de marketing dos vários segmentos das instituições.




Daiane Silva Fernandes
Lorraine Cristina Soares Silva

Administração Unitri

Jornalista responsável - Vitor Segio de Almeida, 15.593/MG. Revisora textual - Lorena Buiatti, graduanda em Publicidade pela Unitri. Desenvolvimento e manutenção - Carlos Augusto Romão dos Santos e Guilherme de Oliveira Lima, graduandos em Administração pela Unitri.

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